Um dos primeiros pontos para superar a insegurança, é aceitar a si mesma. Aceitar-se de verdade, plenamente, apesar de suas falhas, imperfeições e limitações. Isso, é claro, não significa que você deva simplesmente aceitar sua falta de conhecimento, habilidade ou experiência e simplesmente desistir, não fazer nada. Não, não é isso que eu quero dizer. Mas estou falando de coisas que realmente não podem ser mudadas, mas que podemos aceitar e transformar de uma forma positiva.

Agora, por outro lado, e as coisas que você pode mudar? Bem, daí é arregaçar as mangas, se comprometer com o autoaperfeiçoamento e seguir em frente com as ações propostas por aqui.

 

O predador interno

Já falei bastante nos meus vídeos sobre o predador interno (se você não assistiu, aqui tem um vídeo que trata do assunto). É importante estar atenta a ele.

Nesse caso, também preciso fazer uma ressalva. Não estou falando daquela voz interna (intuitiva o analítica) que te protege, evitando que você se exponha desnecessariamente. Estou falando daquela vozinha interior que fica repetindo coisas que a diminuem, desmerecem e desvalorizam. A ideia é realmente não dar espaço para esse predador.

Por isso, em seu dia a dia, esteja atenta. Ao invés do crítico interno, escolha o bom senso responsável. Analise as situações sem se culpar, sem crueldade. Mas com responsabilidade e com o propósito de melhorar sempre.

 

Seja genuinamente você

Um dos principais obstáculos que você enfrentará e que a impedirão de superar suas inseguranças é o fato de ficar constantemente se comparando com os outros. Compare você com você mesma. Você antes e você agora. E trabalhe por ser a sua melhor versão, por se tornar cada vez mais a pessoa que quer ser, que admira e que respeita. Com paciência, com calma, se perdoando, se esforçando, recomeçando sempre com amorosidade.

Isso vai fazer com que você viva com mais espontaneidade, de um jeito mais alegre, curioso e leve.

Abrace a alegria, o riso, a emoção, o bom humor, e se comprometa a aprender, mas também a se divertir. Aprenda a rir de si mesma, de suas bobagens, trapalhadas e erros.

Viver a vida dessa maneira vai lhe permitir a liberdade de ser você mesma. E viver dessa maneira fornecerá a plataforma necessária para superar suas inseguranças.

Para fortalecer ainda mais sua autoestima, acesse aqui o e-book Autoestima Feminina em 5 Capítulos. Ele vai ajudá-la nessa jornada de autoconfiança.

 


E para não ficarmos só na teoria, acesse Tarefas que Ajudam a Superar a Insegurança.


Ah, e finalmente, se você ainda não assistiu ao vídeo Superar a Insegurança, é só clicar aqui!

Boa jornada! Feliz você!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.