Na live do último sábado, Sentido de Vida – Encontrando o seu caminho, falei sobre o Ikigai, conceito que vem da ilha de Okinawa, no Japão, onde os habitantes são, segundo muitos estudos, considerados os mais felizes e com maior longevidade – lá as pessoas vivem em média mais de 100 anos.
Dentre os fatores que chamam a atenção para esses resultados, o que se destaca é que eles compartilham um alto nível de propósito. Eles encontraram o seu Ikigai, que significa “a razão pela qual eu acordo todos os dias pela manhã” ou a “razão para viver”.

Ikigai combina a alegria de fazer algo com um senso de propósito, significado e bem-estar. É sentir que a sua vida é valiosa, independentemente do seu status na sociedade ou do dinheiro que você ganha.
Essa filosofia se baseia na história pessoal, nos valores, crenças e personalidade de cada um. É uma jornada singular que pode levar tempo, mas tanto o caminho para encontrar como o caminho para realizar o seu sentido de vida, são sempre enriquecedores e transformam a sua realidade se você realmente se comprometer.

O Mapa do Propósito

A boa notícia é que há um mapa que nos ajuda a encontrar nosso Ikigai, nosso propósito de vida. O que você precisa é reservar uns 10 minutinhos com foco, tranquilidade, sem se pressionar, para responder com sinceridade as questões e preencher a sua mandala.

 

Baixe a seguir seu questionário:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.